Compartilhar no Pinterest

Se você passou horas na academia tentando perder peso, provavelmente sabe que a pele flácida pode ser um efeito colateral muito comum. A pele flácida, tanto no rosto quanto no corpo, é frequentemente associada à perda de gordura.

A deterioração ou redução do colágeno e elastina na derme são outra causa da pele flácida.

Embora alguém possa ter uma pele flácida, é mais provável que ocorra nas pessoas à medida que envelhecem. Pessoas que perderam quantidades significativas de peso também são mais suscetíveis. Certas condições médicas também podem ser a causa.

A pele flácida pode ser um desafio para o tratamento em casa, mas existem opções de aperto da pele que podem ajudar, desde produtos vendidos sem receita a soluções cirúrgicas.

O que causa a pele flácida? 

A pele firme pode se esticar e voltar ao lugar facilmente. Quando a pele perde essa capacidade, ela começa a ceder. A pele flácida pode acontecer em quase qualquer parte do corpo. As áreas comuns em que você pode ver a pele flácida incluem:

  • pálpebras
  • jowls
  • queixo
  • garganta
  • braços superiores
  • estômago

Existem várias causas de pele flácida. Eles incluem:

Envelhecimento

À medida que a pele envelhece, perde duas importantes proteínas fabricadas na derme – elastina e colágeno .

Como o próprio nome sugere, a elastina confere elasticidade à pele. Ele fornece uma pele firme com a capacidade de se recuperar quando esticada.

O colágeno é produzido por fibroblastos. Quando a pele está firme e firme, tem colágeno para agradecer. O colágeno é composto de fibras bem construídas, que ajudam a pele a manter sua estrutura e firmeza.

A produção de elastina e colágeno diminui à medida que as pessoas envelhecem. Essas duas proteínas também podem se deteriorar por fatores externos ao longo do tempo, como:

  • Exposição UV
  • poluentes no ambiente, incluindo fumaça de cigarro
  • certos fatores de estilo de vida, como má nutrição e consumo excessivo de álcool

Muita exposição ao sol e não cuidar da sua pele ou saúde podem acelerar o processo de envelhecimento da pele. Isso pode fazer com que sua pele pareça flácida e enrugada em uma idade mais jovem.

Perda de peso

Carregar peso extra por um longo período de tempo pode causar danos às fibras de colágeno e elastina na pele. Isso dificulta a recuperação da pele quando você perde peso. Se você perder uma quantidade significativa de peso de 100 libras ou mais, quantidades significativas de pele flácida podem resultar.

A pele flácida é mais provável de ocorrer quando a perda de peso é rápida, como após a cirurgia bariátrica . Em alguns casos, esses procedimentos de perda de peso podem resultar em grandes quantidades de pele flácida e caída que paira sobre o corpo.

Como a pele mais jovem se recupera mais rapidamente, sua idade no momento da perda de peso também pode ter um papel importante na flacidez da pele.

Gravidez

Adquirir algum grau de pele flácida e flácida é comum após a gravidez. Mulheres que carregam múltiplos, como gêmeos ou trigêmeos, podem ver mais pele flácida ao redor do abdômen do que aquelas que carregam um bebê. A idade materna também pode desempenhar um papel.

Doença

Existem algumas condições médicas marcadas pela pele flácida. Um deles é um subtipo muito raro de linfoma cutâneo de células T , conhecido como pele frouxa granulomatosa.

As pessoas com essa condição veem um abrandamento gradual da pele nos cotovelos e joelhos. A pele flácida causada pela folga granulomatosa geralmente não responde bem ao tratamento.

Síndrome de Ehlers-Danlos

Outra condição que causa a flacidez da pele é a síndrome de Ehlers-Danlos (SDE) , um distúrbio raro do tecido conjuntivo que é herdado. Pessoas com SDE têm um defeito na produção de colágeno que resulta em pele flácida e pastosa, geralmente no rosto.

Opções de tratamento para a pele flácida

Se você está preocupado com a área da pele flácida, há coisas que você pode fazer para reduzi-la ou eliminá-la.

As quantidades de pele flácida podem variar de leve a significativa. Ao decidir sobre as opções de tratamento, considere estes fatores:

  • as áreas do corpo onde ocorre flacidez
  • a quantidade de flacidez
  • seus sentimentos sobre sua condição
Para reduzir a flacidez menor

Se você tem uma flacidez menor ou fica satisfeito com resultados modestos, existem opções domésticas que você pode experimentar no rosto e no corpo. Eles incluem:

Exercício

A pele flácida causada pela perda moderada de peso ou gravidez pode ser melhorada através do exercício. Qualquer movimento que cria massa muscular ou aperta os músculos pode reduzir a aparência de flacidez da pele. Por exemplo:

  • Levantamento de peso ou treinamento de resistência. Trabalhar com pesos, máquinas ou faixas de resistência ajuda a aumentar a massa muscular.
  • Pilates. Também conhecido como contrologia, o Pilates usa movimentos controlados para apertar e fortalecer o núcleo, glúteos, pernas e braços do corpo.
  • Exercício facial. Existe umpequena quantidade de evidências Fonte Confiávelque os exercícios faciais podem reduzir a pele flácida ao redor do queixo, das mandíbulas e da garganta. Muitos defensores do yoga acreditam que certos exercícios são benéficos para reduzir a pele facial flácida. Uma ótima pose para tentar fazer isso é simhasana (pose do leão).

Suplementos

Vários estudos Fonte Confiávelter encontrado suplementos orais contendo ingredientes, tais como o colagénio e ácido hialurónico para ajudar a reduzir relacionada com a idade flacidez da pele.

Tratamentos tópicos

Cremes, loções e soros que contêm ingredientes como retinol podem melhorar a elasticidade ao redor da área dos olhos e da pele do rosto. Produtos de venda livre (OTC) e medicamentos sujeitos a receita médica podem ajudar.

Retinóides prescritos, como tretinoína e retina-A, aumentam a produção de colágeno. Estes geralmente produzem resultados mais significativos do que seus equivalentes de balcão.

Mudancas de estilo de vida

Manter-se hidratado, usar protetor solar e eliminar hábitos prejudiciais como fumar pode ajudar a sua pele a parecer mais fresca e menos flácida.

Descubra mais sobre as opções de estilo de vida e maneiras de melhorar a elasticidade da sua pele.

powered by Rubicon Project
Para reduzir a flacidez moderada

Tratamentos não invasivos e minimamente invasivos podem melhorar o tom e a elasticidade da pele flácida. Eles tendem a ser mais eficazes se combinados com opções de estilo de vida saudáveis, como não fumar e nunca se bronzear. Esses procedimentos são realizados por um dermatologista e incluem:

  • Terapia a laser. Vários tipos de tratamentos com laserterapia podem ajudar a aumentar a produção de colágeno e melhorar o tom geral da pele. A maioria das pessoas vê os melhores resultados após vários tratamentos. A terapia a laser pode ser benéfica para firmar os braços e o estômago, além de outras áreas do corpo.
  • Resurfacing a laser. Esse procedimento altamente eficaz também usa um laser, mas é mais invasivo e tem um tempo de recuperação mais longo, geralmente em torno de duas semanas. O recapeamento a laser remove as camadas superiores da pele e envia calor profundamente para as camadas inferiores. Às vezes é chamado de peeling a laser.
  • Ultra-som microfocado (MFU). Essa técnica envia calor profundamente para as camadas da pele, apoiando a produção de colágeno e elevando a pele flácida. Pode levar vários meses até você começar a ver uma melhora na firmeza e elasticidade da sua pele. Os resultados do ultra-som não são permanentes e geralmente duram cerca de 1 ano.
Para reduzir flacidez significativa

Procedimentos cirúrgicos para remover a pele solta são frequentemente recomendados após cirurgia de redução de peso. Na maioria dos casos, são considerados procedimentos cosméticos e podem não ser cobertos pelo seguro. Esses procedimentos se enquadram na categoria de cirurgia de contorno corporal.

Os procedimentos de contorno corporal podem deixar cicatrizes visíveis em áreas como os braços. Eles também exigem quantidades significativas de tempo para recuperação, com duração de 2 semanas a 1 mês. Você pode optar por tratar uma área do corpo ou várias áreas.

Os tipos de cirurgias de contorno corporal incluem:

  • abdominoplastia (abdominoplastia)
  • cirurgia de elevação do braço (braquioplastia)
  • face lift
  • elevador do pescoço
  • elevação do corpo inferior
  • elevação da parte superior do corpo
  • elevação medial da coxa

QUANDO CONSULTAR SEU MÉDICOConsulte o seu médico sobre a pele flácida se:

  • você está emocionalmente angustiado com a pele flácida
  • houve uma alteração imediata ou significativa na condição da sua pele, causando frouxidão, inchaço ou erupção cutânea
  • você tem uma pele flácida que descai e causa irritações, irritação ou dor
Qual é a perspectiva se você tem pele flácida?

Os tratamentos caseiros para a pele flácida podem produzir resultados pequenos a moderados.

Procedimentos não cirúrgicos para essa condição são eficazes, mas geralmente temporários.

Se você tiver um procedimento cirúrgico para remover a pele flácida, é importante seguir as instruções do seu médico sobre o gerenciamento contínuo do peso.

Saiba mais em: https://www.macnews.com.br/dalacol-funciona/