As mulheres grávidas não devem perder peso

As mulheres grávidas não devem perder peso

Quase todas as décimas mulheres norueguesas que engravidam são gordas no início da gravidez.

TOMADA DE PODER: – Agora, não se trata apenas de mim, mas também do garoto que tenho no estômago, diz Carina Fossli (24) à VG. Ela perdeu 38 quilos desde 2009 e pretende entrar em boa forma antes do nascimento. Carina está agora com 22 semanas na estrada.

Foto: Frode Hansen

Gravidez não é hora de perder peso. Mas se você tem muitos quilos, corre o risco de que a criança que você carrega também fique acima do peso, de acordo com profissionais.

– Quanto você deve ganhar peso na gravidez depende do ponto de partida. Pesos normais podem ir de 10 a 16 quilos. Mas se você estiver acima do peso, não deve ganhar mais do que dez a dez quilos, diz a parteira Unni Tryti, da Adipol.

Bom acompanhamento

Adipol é uma clínica do Hospital Universitário de Oslo, onde mulheres grávidas com IMC acima de 27 anos podem receber acompanhamento de um médico, nutricionista e parteira. Na clínica, as mulheres grávidas e suas famílias recebem ajuda para mudar seu estilo de vida.

Tentar ficar muito pesado durante a gravidez aumenta o risco de o bebê que você carrega ficar acima do peso, adverte Tryti.

Carina Fossli (24), de Oslo, está grávida aos 22 anos e, de 2009 até engravidar, perdemos 38 kg.

Mas agora ela não perde peso, mas exercita força e resistência duas vezes por semana. Portanto, Fossli não ganhou peso até agora na gravidez. Seu objetivo agora é estar em boa forma para que ela possa fazer o que quiser com a criança.

– Eu quero ser uma mãe que está no campo de futebol em todos os tipos de clima. Então você não pode ser muito pesado, diz Fossli à VG.

Fossli verifica regularmente com a Adipol.

– Não ficamos preocupados quando nossos usuários não engordam, porque isso mudou suas rotinas de dieta e exercício, diz a parteira Unni Tryti.

complicações

O ganho de peso das mulheres na gravidez é devido ao peso do bebê, placenta de 500 a 800 gramas, dois litros de líquido amniótico, crescimento uterino, retenção de líquidos no corpo e aumento do volume sanguíneo.

Mulheres obesas correm maior risco de ter complicações graves durante a gravidez, como envenenamento e diabetes. Além disso, os obesos têm mais frequentemente complicações durante o parto e mais frequentemente do que suas co-irmãs com peso normal precisam fazer cesariana.

Ao mesmo tempo, a base da saúde da nova criança é lançada na vida da mãe. Se a mãe estiver acima do peso durante a gravidez, o bebê ficará mais pesado ao nascer, mas também corre o risco de se tornar um jovem pesado:

– Se a mãe está acima do peso, come pouco e não se importa com açúcar no sangue, o feto também fica com alto nível de açúcar no sangue. Assim, o feto produz muita insulina, que entre outras coisas é um hormônio do crescimento. Como resultado, pode levar ao excesso de peso ao nascer, o que, por sua vez, aumenta o risco de sobrepeso na tenra idade, diz a nutricionista clínica da Adipol, Kristin Kardel.

– Eles se preocuparam em explicar às gestantes como o fumo e o álcool prejudicam o feto. A epidemia de obesidade e o aumento dramático no número de casos de diabetes significam que agora devemos também informar as mães sobre os efeitos nocivos da dieta não saudável e pouco exercício, diz a parteira Tryti.

Conselho dietético: Coma frequentemente

– As mulheres grávidas devem fazer quatro refeições principais por dia. dia, e além de lanches, diz a nutricionista clínica Kristin Kardel.

– Muitas pessoas com excesso de peso comem muito raramente e quando comem, isso se torna demais.

Você come com frequência suficiente? O fisiologista de nutrição clínica da VGs Vektklubb.no responde a perguntas sobre dieta na rede, na quinta-feira às 10 horas. Envie perguntas aqui!

O cardápio deve incluir alimentos saudáveis ​​comuns: legumes, peixe, carnes magras, laticínios com pouca gordura e pão grosso. Tome pequenos lanches na forma de legumes ou uma fruta.Se você não é um grande consumidor de peixe, deve tomar ácidos graxos ômega 3 na forma de bacalhau ou cápsulas. Você também deve obter cálcio suficiente para construir um novo esqueleto e manter o seu. É permitido espalhar, mas não com grandes quantidades de açúcar.

Conselho de treinamento: Caminhada

FORMULÁRIO: Indo para um moinho é uma opção de exercício segura e dependente do clima para quem quiser. As mulheres grávidas podem ter um bom efeito de condicionamento, indo para trás em esteiras íngremes. Aqui Carina treina na EVO em Sjølyst.

Foto: Frode Hansen

* Não é perigoso se exercitar durante a gravidez. Por exemplo, músculos fortes evitam alças pélvicas e melhoram sua condição física para cuidar de seu bebê.

* Se você não treinou antes, pode começar a andar. Comece a andar por 20 minutos e aumente a forma à medida que se sentir mais realizado.

* Você pode treinar finamente a força e levantar pesos leves.

* Sinta-se livre para exercitar bíceps, tríceps e parte superior das costas.

* Ao fazer exercícios, certifique-se de fazer exercícios controlados e simétricos, ou seja, braços e pernas são colocados em paralelo, como nos agachamentos. Facilite e controle os exercícios em terreno estável. Andar de bicicleta onde você se senta curvado e pisar que dá origem à diferença de altura pode ser pesado e lamentável.

* Se você não for treinado, converse com seu médico antes de iniciar qualquer programa de exercícios. Sinta-se livre para pedir a um fisioterapeuta para lhe mostrar os exercícios que você pode fazer. Ouça os sinais do corpo, mas lembre-se de que não é perigoso ficar quieto.

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